Jovens viajantes impulsionam o turismo doméstico no Brasil

12/02/2016

Desejo de visitar destinos turísticos nacionais cresceu 20,3% entre os turistas brasileiros na faixa etária até 35 anos, revela estudo

corcovado
Foto divulgação 

Por Olheinfo – A diversidade de atrativos naturais, culturais, históricos e de lazer tem inspirado cada vez mais os jovens brasileiros a viajar pelo próprio país. De acordo a Sondagem do Consumidor – Intenção de viagem, estudo do Ministério do Turismo, 26,3% dos brasileiros na faixa etária até 35 anos pretendem viajar nos próximos seis meses. O índice é o mais alto entre as quatro faixas etárias monitoradas pelo estudo e representa um crescimento de 19,5% em relação ao mês de janeiro do ano anterior.

 

Os jovens turistas também manifestaram a maior intenção de viajar para destinos turísticos nacionais nos próximos seis meses (88,8%), representando um aumento de 20,3% em comparação com o valor registrado em janeiro de 2015.

 

“Estes dados comprovam que os mais jovens estão aproveitando cada vez mais o nosso país e descobrindo que temos opções de destinos para todos os gostos, dos mais aventureiros até os mais pacatos”, avaliou o ministro do turismo, Henrique Eduardo Alves.

 

O estudo também revelou que 18,7% dos entrevistados afirmam preferência pelo ônibus para a viagem dos próximos seis meses. O índice é o mais alto registrado para esta faixa etária no mês de janeiro desde 2010. No entanto, o avião continua sendo a opção mais escolhida (47,6%), seguido do automóvel com 19,2% da preferência.

 

SONDAGEM NACIONAL - No índice geral de intenção de viagem, o desejo de visitar destinos turísticos nacionais cresceu pelo terceiro ano consecutivo, chegando ao valor de 81,7%, a maior intenção registrada para o mês de janeiro entre os brasileiros nos últimos cinco anos. A região Nordeste deverá ser a mais procurada (49,4%), seguido do Sudeste (21,3%), Sul (17,5%), Norte (6,5%) e Centro-Oeste (5,3%).

 

Outro índice recorde para o estudo foi registrado na intenção de viajar de automóvel. Entre os brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses 31,7% afirmam preferência pelo automóvel como meio de transporte. Este índice é o maior para o mês de janeiro desde 2011. A opção só perde para o avião 50,8%.

 

ESTUDO – A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

 

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com.br/